Dúvidas frequentes relacionadas ao INOC-DBA

Para os participantes não há custo. A iniciativa brasileira do INOC-DBA é mantida com recursos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, provenientes do registro de domínios .br.
O INOC-DBA foi projetado para ser uma forma do contato rápida entre NOCs e CSIRTs de ASs

As ligações no INOC-DBA não são criptografadas. Isso significa que é teoricamente possível ouvi-las com um ataque on the path (interceptando os pacotes em seu caminho). Para a maior parte das ligações o tráfego de voz (RTP) segue diretamente de um telefone a outro, sem passar pelo servidor do INOC. Para algumas ligações, quando há incompatibilidade de protocolo ou codec, o servidor INOC pode permanecer no caminho do tráfego de voz.

A rede do INOC-DBA, ou alguns aparelhos telefonicos ou softphones em particular, podem também ser vulneráveis a impersonificações. Ou seja, alguém pode conseguir originar uma ligação simulando a origem em outro ramal, com objetivos maliciosos. Isso pode ser feito por exemplo descobrindo-se a senha de um determinado ramal.

Não há nenhum caso reportado desses tipos de ataque e a equipe do INOC-DBA tem trabalhado para que isso continue sendo verdadeiro. No entanto, caso você não conheça a pessoa do outro lado da linha, é conveniente checar as informações recebidas. Bem como é aconselhável evitar o uso do INOC-DBA para o envio de senhas e outras informações confidenciais ou sensíveis.
Sua organização deve pelo menos ter um ramal *100 ou *800. Ambos preferencialmente. Mas, além deles, sim, é possível solicitar quantos ramais adicionais forem necessários.
Por padrão o nome de usuário SIP utilizado é o mesmo número do ramal, e só permite um login simultâneo. Ou seja, por padrão, cada ramal novo criado tem seu próprio número no formato SEUASN*NNN. No entanto, a equipe do INOC-DBA pode realizar configurações customizadas. Por exemplo, direcionando no sistema o *800 para o mesmo ramal do *100, ou fazendo com que o ramal *800 toque simultanemente em vários outros ramais de pessoas de uma mesma equipe. Entre em contato por e-mail justificando sua necessidade.
O sistema de administração das contas do INOC-DBA pode ser acessado em: https://adm.inoc.nic.br/inoc/. Nele você pode gerenciar sua senha SIP, sua senha do correio de voz, informações de contato que aparecerão na lista de participantes, e informações de contato usadas pela equipe do INOC-DBA. Caso você não se lembre de sua senha de acesso ao sistema, é possível receber um link para criar uma nova no e-mail de contato cadastrado. Caso não consiga receber essa mensagem de recuperação de senha, entre em contato conosco por e-mail.
Configure seu ramal INOC em um softphone em seu smartphone ou computador, entre em contato por e-mail e por gentileza envie o telefone antigo com defeito para:

NIC.br
A/C Equipe do INOC-DBA - CEPTRO
Av. das Nações Unidas, 11541 - 7o. andar.
Brooklin Novo
CEP 04578-000 São Paulo SP

Caso você queira continuar utilizando um aparelho telefonico, justifique sua necessidade por e-mail e avaliaremos a possibilidade da troca. Se o defeito for apenas a fonte, podemos enviar uma funcionando.
Entre em contato conosco. Gostaríamos de saber porque não quer mais utilizar o INOC-DBA. Talvez você queira experimentar seu uso em um softphone instalado em seu smartphone ou computador, antes de deixar de utilizá-lo? O telefone pode ser enviado para:

NIC.br
A/C Equipe do INOC-DBA - CEPTRO
Av. das Nações Unidas, 11541 - 7o. andar.
Brooklin Novo
CEP 04578-000 São Paulo SP
Pedimos desculpas. A expansão da rede do INOC-DBA realmente não aconteceu por vários meses, devido a dificuldades operacionais. Caso você tenha feito sua solicitação em 2014 ou antes, a melhor forma de resolvermos sua situação rapidamente é que você siga as instruções do site e faça uma nova solicitação. O provisionamento do ramal INOC-DBA agora é automático e pode ser feito em poucos minutos. Se tiver problemas, ou se tiver feito a solicitação já em 2015, entre em contato conosco por e-mail.
Sim, para os ramais *100 e *800. Justifique sua necessidade e nós avaliaremos a possibilidade de ceder um aparelho em comodato. A equipe do INOC-DBA poderá atender ou não sua solicitação, conforme a análise da justificativa e conforme a disponibilidade de telefones.
Tente entrar em contato por outro meio. Por exemplo, usando os dados do whois, ou pelo telefone do suporte ou de seu gerente de contas, caso seja um cliente. Não podemos nem queremos obrigar ninguém a usar o INOC-DBA. No caso de contato via INOC-DBA com grandes operadoras, particularmente, é importante não abusar do recurso, utilizando-o apenas para conversar sobre problemas de roteamento ou segurança, com as equipes responsáveis. Não é recomendado utilizar o INOC-DBA para falar de questões comerciais ou da ativação de serviços, principalmente no caso de grandes organizações, a menos que isso tenha sido acordado previamente. Lembre-se de que o objetivo do INOC-DBA é ser uma forma rápida de comunicação entre os NOCs e CSIRTs dos ASs. Se algum AS com quem você se relaciona ainda não usa o INOC-DBA, ou não o usa adequadamente, converse a respeito disso com seus contatos nessa organização e explique como o INOC-DBA pode ajudar na sua interação com eles.
Isso pode ser relativamente fácil no caso do telefone Cisco 7940, verifique as instruções específicas para o modelo na página sobre configurações. No caso do seu telefone ser um Cisco 7942 isso ainda é possível, mas um pouco mais complicado. A segunda linha pode ser configurada apenas por meio de um arquivo .xml específico que deve ser obtido pelo telefone por tftp. A equipe do INOC-DBA não vai alterar o arquivo padrão com seu ramal em nosso servidor tftp. Se você realmente quiser, pode fazer isso gerando o arquivo de configuração com as configurações do INOC-DBA na primeira linha e de seu outro serviço na segunda linha, hospedando-o em um servidor tftp na sua própria rede e então configurando o telefone para buscar as informações nesse servidor. Nós temos uma capacidade limitada de atendimento e não poderemos ajudá-lo nisso.