Configurações dos telefones Cisco 7942 para o INOC-DBA

Os telefones cedidos em comodato pelo NIC.br são pré-configurados. Se sua rede distribuir os IPs por DHCP, normalmente nenhuma configuração extra é necessária. Note que recomendamos o uso de IPv4 roteável para esses telefones. Para mais informações sobre a configuração de rede, acesse o link configuração de rede para telefones Cisco 7940 e 7942. Os telefones Cisco 7942 já possuem suporte a IPv6, mas é difícil fazê-los funcionar adequadamente em uma rede com NAT.

Confira algumas opções úteis na configuração desses telefones:

  1. Acessando as configurações e desbloqueando o aparelho
  2. Alterando configuração do TFTP
  3. Alterando configuração de IP/DHCP
  4. Alterando configuração de SIP
  5. Configuração de linha adicional no telefone

1 - Acessando as configurações e desbloqueando o aparelho

1. Acesse o menu de configurações do aparelho pressionando a tecla Settings. Um menu com as seguintes opções aparecerá:

  1. User Preferences
  2. Network Configuration
  3. Device Configuration
  4. Security Configuration
  5. Model Information
  6. Status
  7. Applications

Digite a seguinte sequência no teclado: **#. A seguinte tela aparecerá:

Digite a senha inocbr para desbloquear o aparelho. Caso não funcione, você pode tentar usar a senha padrão do modelo, que é cisco.

Caso saia do menu de opções, o telefone ficará bloqueado novamente e será necessário repetir o procedimento.

Voltar ao topo

2 - Alterando configuração do TFTP

1. O servidor TFTP foi configurado antes do seu telefone sair do NIC.br. Não altere essa configuração se não tiver um bom motivo ou for orientado pela equipe do INOC-DBA.

Os telefones são configurados para buscar seus arquivos de configuração em nosso servidor TFTP, no NIC.br. Se, por algum motivo, seu aparelho perdeu a configuração original e não consegue mais se conectar ao servidor SIP do projeto, é recomendado que se restaure as configurações do TFTP para que o aparelho novamente possa buscar sua configuração inicial. Você terá também que entrar em contato com a equipe do INOC-DBA, porque por razões de segurança o acesso ao servidor TFTP não é liberado todo o tempo.

Para configurar o TFTP:

Após o desbloqueio das configurações, escolha a opção 2: Network configuration, depois 1: IPv4 Configuration. O campo 17: TFTP Server 1 deverá conter o IP 200.160.1.27.

Caso seja necessário alterar esse IP, desabilite o DHCP no campo 1: DHCP, localizado no mesmo menu. Então será possível alterar o endereço do servidor TFTP para o endereço correto para o INOC-DBA: 200.160.1.27. Após alterar o campo e salvar as alterações, seu aparelho irá buscar as configurações no TFTP indicado. Pode ser necessário entrar em contato com a equipe do INOC-DBA, já que o servidor TFTP, por razões de segurança, não é acessível publicamente todo o tempo.

Voltar ao topo

3 - Alterando configuração de IP/DHCP

1. Após o desbloqueio das configurações, entre na opção 2: Network Configuration e depois em 1: IPv4 configuration.

Configure o campo 1: DHCP como disabled.

Feito isso, os campos 2: IP Address e 3: Subnet Mask poderão ser editados.

Voltar ao topo

4 - Alterando configuração de SIP

1. Nesse modelo de telefone, a configuração SIP não pode ser alterada manualmente.

Voltar ao topo

5 - Configuração de linha adicional no telefone:

1. Nesse modelo de telefone, a configuração SIP não pode ser alterada manualmente.

Uma segunda linha pode ser configurada apenas por meio de um arquivo .xml específico que deve ser obtido pelo telefone por tftp. A equipe do INOC-DBA não vai alterar o arquivo padrão com seu ramal em nosso servidor tftp. Se você realmente quiser, pode fazer isso gerando o arquivo de configuração com as configurações do INOC-DBA na primeira linha e de seu outro serviço na segunda linha, hospedando-o em um servidor tftp na sua própria rede e então configurando o telefone para buscar as informações nesse servidor. A equipe do INOC-DBA tem uma capacidade limitada de atendimento e não poderá ajudá-lo nessa tarefa.

Voltar ao topo