Solicite um ramal INOC-DBA

A solicitação de um novo ramal INOC-DBA não tem custo e é feita pelo Portal do AS (http://pas.nic.br/beta). Lá também você pode solicitar acesso aos dados dos testes realizados pelo SIMET (Sistema de Medição de Tráfego Internet) provenientes do seu Sistema Autônomo.

É simples. São apenas 4 passos e, em poucos minutos, você já poderá usar seu ramal:

  1. Crie um usuário no PAS > http://pas.nic.br/beta.
  2. Associe seu usuário ao seu AS na opção Solicitar Acesso.
  3. Solicite seu ramal INOC.
  4. Autorizando.

Um dos responsáveis pelo AS, cujos contatos já estão cadastrados no WHOIS do Registro.br, deverá aprovar (clicando no link apropriado da mensagem que receberá por e-mail) tanto a vinculação do seu cadastro no PAS com o Sistema Autônomo, quanto a solicitação do ramal.

Se preferir, siga as instruções detalhadas a seguir:


1 - Crie um usuário no Portal do AS

Se você já tem um usuário no PAS, pode pular os passos a seguir. Caso contrário, cadastre-se:

1. Acesse o PAS: http://pas.nic.br/beta. Você verá a seguinte tela:

2. Clique em Cadastre-se

3. Preencha seu CPF ou o CNPJ da sua empresa. Você pode usar o que preferir e terá acesso às mesmas funcionalidades do sistema. Contudo, o e-mail que você fornecerá no próximo passo ficará vinculado a esse documento. Se você, por exemplo, usar o CNPJ da sua empresa e seu e-mail pessoal, não poderá fazer um novo cadastro usando seu CPF e o mesmo e-mail.

4. Depois de preencher o CPF ou CNPJ aparecerão outros campos. Informe seu Nome, e-mail e escolha uma senha para usar no Portal do AS. O e-mail fornecido será validado em seguida. Se precisar de dicas sobre como criar senhas seguras, consulte o Fascículo sobre Senhas, da Cartilha de Segurança para Internet do CERT.br

5. Você receberá um e-mail para confirmar seu cadastro e deverá clicar no link para isso:

6. Ao clicar no link do e-mail você será direcionado para o PAS novamente, e verá uma mensagem de confirmação:

Tudo pronto! Seu cadastro foi realizado com sucesso e você já pode usar o PAS!
Voltar ao topo

2 - Associe seu usuário a um AS

Se você já vinculou um ou mais Sistemas Autônomos a seu usuário no PAS, você pode pular os passos a seguir. Caso contrário faça a solicitação de vinculação:


1. Acesse o PAS: http://pas.nic.br/beta, e efetue seu login.

2. Clique em Solicitar Acesso

3. Informe o ASN do Sistema Autônomo ao qual você quer vincular seu usuário. Escolha o contato que deverá aprovar sua solicitação. Este contato é um dos que foi informado na solicitação do AS para o NIC.br, e consta no WHOIS do Registro.br. Escolha entre o Contato legal do AS, o Contato técnico do AS e o Contato de segurança do AS. A opção Administrador do PAS sinaliza que a equipe do NIC.br deverá fazer a vinculação manualmente, não a escolha a menos que seja orientado diretamente por alguém do NIC.br a fazer isso.

4. Clique em Vincular. Você verá uma mensagem de confirmação. Verá também o AS aparecer na Lista de ASNs, com o status Aguardando confirmação. Esta confirmação deverá ser feita pelo contato do AS que você escolheu no passo anterior. Ele receberá um e-mail.

Os passos a seguir devem ser realizados pelo Contato do AS, para aprovar a vinculação de um usuário do PAS ao AS pelo qual ele é um dos responsáveis:

1. Ao receber o e-mail solicitando a autorização, escolha a opção somente leitura ou acesso de leitura e configuração. A permissão de acesso à solicitação do INOC, na versão beta do PAS, está vinculada às permissões do SIMET e SIMETBox. Se tiver dúvidas, escolha somente leitura porque é a opção mais restritiva.
Voltar ao topo

3 - Solicite seu ramal INOC-DBA

1. Acesse o PAS: http://pas.nic.br/beta, e efetue seu login.

2. Clique em Solicitar Acesso para confirmar que você já recebeu autorização para vincular sua conta ao AS para o qual quer solicitar o ramal INOC.

3. Clique em INOC e preencha o formulário.

O NIC.br hoje incentiva o uso de softphones para o INOC-DBA, mas se você tiver realmente uma boa razão, pode solicitar um telefone voIP oferecido em comodato, para os ramais *100 ou *800. Essa solicitação será analisada pela equipe do INOC e está sujeita à aprovação e à disponibilidade de equipamentos. A criação de sua conta será feita automaticamente logo após a aprovação pelo responsável, não há risco dela ser atrasada por causa da solicitação do aparelho telefônico.

Escolha o contato Responsável pela autorização. Este contato é um dos que foi informado na solicitação do AS para o NIC.br, e consta no WHOIS do Registro.br. Escolha entre o Contato legal do AS, o Contato técnico do AS e o Contato de segurança do AS. A opção Administrador do PAS sinaliza que a equipe do NIC.br deverá fazer a aprovação do ramal manualmente, não a escolha a menos que seja orientado diretamente por alguém do NIC.br a fazer isso. Clique em Solicitar INOC para enviar o formulário já preenchido.

3. Será exibida uma tela de confirmação.

4. Você também receberá um email de confirmação, mas sua conta ainda não foi criada. Será necessário antes o Responsável pela autorização, informado no formulário do item anterior, aprovar sua solicitação.


Voltar ao topo

4 - Autorizando

Os passos a seguir devem ser realizados pelo Responsável pela autorização, que pode ser o Contato legal do AS, o Contato técnico do AS ou o Contato de segurança do AS, para aprovar a criação do novo ramal:



1. Ao receber o e-mail solicitando a autorização, escolha a opção AUTORIZAR

2. Será exibida uma tela de confirmação.

Pronto! Sua conta será automaticamente criada e você receberá um e-mail com instruções!

Verifique seu email. Configure seu ramal. Depois consulte o Manual para saber como utilizá-lo.

Voltar ao topo