Configurações dos telefones Cisco 7940 para o INOC-DBA

Os telefones cedidos em comodato pelo NIC.br são pré-configurados. Se sua rede distribuir os IPs por DHCP, normalmente nenhuma configuração extra é necessária. Note que recomendamos o uso de IPv4 roteável para esses telefones. Para mais informações sobre a configuração de rede, acesse o link configuração de rede para telefones Cisco 7940 e 7942. Os telefones Cisco 7940 não possuem suporte a IPv6 e é muito difícil fazê-los funcionar adequadamente em uma rede com NAT.

Confira algumas opções úteis na configuração desses telefones:

  1. Acessando as configurações e desbloqueando o aparelho
  2. Alterando configuração do TFTP
  3. Alterando configuração de IP/DHCP
  4. Alterando configuração de SIP
  5. Configuração de linha adicional no telefone

1 - Acessando as configurações e desbloqueando o aparelho

1. Para acessar as configurações do telefone CISCO 7940, pressione a tecla Settings.

Um menu com as seguintes opções aparecerá:

  1. Contrast
  2. Ring Type
  3. Network Configuration
  4. SIP Configuration
  5. Status
  6. Call Preferences
  7. Localization
  8. XML URLs
  9. Unlock Config
  10. Security Configuration

2. A seguinte tela irá aparecer:

Digite a senha utilizando o teclado numérico de seu aparelho, por padrão do fabricante a senha é cisco , os telefones já configurados normalmente têm como senha inocbr.

Com o telefone desbloqueado é possível modificar as configurações.

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2 - Alterando configuração do TFTP

1. O servidor TFTP foi configurado antes do seu telefone sair do NIC.br. Não altere essa configuração se não tiver um bom motivo ou for orientado pela equipe do INOC-DBA.

Os telefones são configurados para buscar seus arquivos de configuração em nosso servidor TFTP, no NIC.br. Se, por algum motivo, seu aparelho perdeu a configuração original e não consegue mais se conectar ao servidor SIP do projeto, é recomendado que se restaure as configurações do TFTP para que o aparelho novamente possa buscar sua configuração inicial. Você terá também que entrar em contato com a equipe do INOC-DBA, porque por razões de segurança o acesso ao servidor TFTP não é liberado todo o tempo.

2. Para configurar o TFTP:

Após o desbloqueio das configurações, vá até o menu Settings, entre na opção 3: Network Configuration e desative a opção 30 DHCP ENABLED (veja como alterar a configuração de IP/DHCP se tiver dúvidas) e procure então pela opção 7: TFTP Server.

3. Edite o campo TFTP Server colocando o endereço 200.160.1.27 e selecione a opção Save. O telefone buscará as configurações no TFTP do INOC-DBA.

4. Habilite novamente o DHCP na opção 30 do mesmo menu.

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3 - Alterando configuração de IP/DHCP

1. Após o desbloqueio das configurações, entre na opção 3: Network Configuration, procure pela opção 30: DHCP Enabled e desative-a selecionando NO.


2. Após a desativação do DHCP o telefone irá manter o IP adquirido por meio do DHCP. Caso queira alterá-lo, entre no menu 3: Network Configuration procure pela opção 5: IP Address. Selecione Edit e então digite o novo endereço IP, lembrando que também pode ser necessário alterar a opção 6: Subnet Mask.
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4 - Alterando configuração de SIP

1. A configuração de SIP dos telefones pode ser alterada manualmente. Vale ressaltar que caso o aparelho seja reiniciado, as configurações da primeira linha do telefone poderão ser sobrescristas pela configuração fornecida pelo NIC via TFTP.

2. Após o desbloqueio das configurações, vá até o menu 4: SIP Configuration e então abra o diretório de configuração da primeira linha do telefone.

3. Preencha os campos 1, 2 e 3: Name, Shortname e Authentication name com os dados de seu ramal INOC-DBA, ou seja SEUASN*SEURAMAL.

4. Complete o campo 4: Authentication password, inserindo a senha de seu ramal INOC-DBA.

5. Preencha o campo 6: Proxy address com o endereço do servidor do INOC-DBA: 200.160.1.27

O campo 7: Proxy Port deve ser preenchido com 5060, que é a porta padrão SIP.

6. No campo codec, escolha g711ulaw.

7. Após a realização dos passos, salve as configurações com a opção Save.

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5 - Configuração de linha adicional no telefone

1. A configuração da segunda linha do telefone é análoga a da primeira linha, explicada anteriormente.

2. Após o desbloqueio das configurações, vá até o menu 4: SIP Configuration, abra o diretório de configuração da segunda linha do telefone, e siga os passos explicados no item anterior. Vale novamente ressaltar que caso o aparelho seja reiniciado, as configurações poderão ser sobrescristas pela configuração fornecida pelo NIC via TFTP.

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